• Instagram - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Circle Watt 3
  • Facebook - Black Circle
  • Email 7

Mentoria para narrativas de ficção

A jornada do herói começa com a audaciosa jornada do escritor. São meses, anos, de esforço solitário para que a sua história impere sobre o papel.

​E não é para menos. Cada palavra é uma decisão a ser tomada. Cada ponto, uma escolha. Cada frase te leva para um destino diferente. Mesmo o menor fragmento do seu livro deve ser bem pensado. Nada pode ser descartável. Tudo, indispensável.

​Escrever um livro é montar um quebra-cabeças e é o escritor quem cria cada uma das milhares de peças.

​Mas essa tradição de isolamento não é, de forma alguma, o único caminho possível. O cinema, a televisão e o teatro já provaram que a colaboração costuma ser enriquecedora. Para iniciantes a solidão pode, inclusive, culminar na desistência.

​A proposta dessa mentoria é atuar como uma incubadora de histórias, assistindo o autor em dois módulos simultâneos e personalizados:

  • Evolução das suas habilidades de escrita através de exercícios práticos, estudos de técnicas literárias e leituras dirigidas. O objetivo é te dar as ferramentas que precisará para escrever o seu livro.

  • Acompanhamento na construção do seu livro, do início ao fim, passando pelos mais diversos temas (estruturação do enredo, arco dramático dos personagens, design dos diálogos, escolhas de estilo, coerência da trama central, impacto da abertura, concepção do final, etc.).

 

​Se você sente que precisa de ajuda para terminar o seu romance, eu posso te ajudar. Mas não precisa correr. Pondere com calma, converse comigo. Ainda que as vagas sejam sempre sujeitas à disponibilidades de agenda, é importante que você acredite que eu posso te ajudar.

Para conhecer as minhas obras:

Para conhecer a minha carreira:

Para saber mais informações ou para fazer um orçamento, entre em contato:

Parecer crítico de narrativa ficcional

Se você sente que precisa de diagnóstico

  

do seu romance, entre em contato

Um romance é um projeto complexo e de longo prazo. Durante o trajeto, o próprio escritor muda muito – e mais ainda se for sua primeira vez obra.

É difícil seguir os caminhos previamente definidos para ela. É penoso manter a voz do narrador coesa. E é igualmente árduo desenvolver o arco dramáticos do protagonista, não permitindo que as tramas secundárias ganham foco demais ou de menos, identificando e corrigindo furos de continuidade, trabalhando devidamente o arco dramático dos personagens secundários etc.

É muita coisa a ser observada e os olhos do escritor costumam ser míopes aos problemas do texto.

Por isso, depois de uma revisão cuidadosa feita pelo próprio escritor, existe a necessidade de um parecer crítico do livro.  

O resultado deste diagnóstico é um relatório comentando as forças e fragilidades do texto, abordando as questões centrais da narrativa e sugerindo direções que poderiam melhorar o romance.