Descobrir o que as boas histórias têm em comum é um objeto de estudo humano há alguns milênios. Entre várias outras qualidades das grandes obras, temos de personagens carismáticas e convincentes a uma conexão pessoal com os conflitos vividos pelo protagonista.
Um fator eleito por muitos como o mais importante que compõe uma grande história é um enredo incrível. Pensando dessa forma, para fazer uma boa obra, precisamos entender o que é um enredo e do que ele é feito.
Neste post, analisaremos os 4 Plots Points, os eventos mais importantes de um romance – seja ele de qualquer gênero. Aqueles que desalinham a trama e provocam uma reviravolta.
É importante ressaltar que, embora seja um padrão constante por milênios, essa não é a única opção para construir um bom enredo. Inclusive, o tamanho de uma obra pode criar a necessidade de aumentar ou diminuir o número de plot points.
1) INCIDENTE INCITANTE
O incidente incitante, como o nome diz, é o evento que impulsiona a história. Ele é o desequilibrar da vida do protagonista. Esse acontecimento precisa ser poderoso, drástico, bem estruturado, verossímil e, principalmente, impossível de ser ignorado. Tudo o que acontece antes deve preparar o protagonista para resistir à mudança com todas as suas forças, o quanto puder.
Usando o exemplo de Harry Potter e a Pedra Filosofal: o momento em que Harry recebe o convite para entrar em Hogwarts. A partir daí, seu mundo se transforma para sempre.
2) PRIMEIRO PONTO DE VIRADA OU LOCK IN
Acontece quando o protagonista aceita as mudanças trazidas pelo incidente incitante e, de fato, começa a sua jornada.
O nome lock in (prender) se dá porque, a partir de então, o protagonista não pode voltar atrás. Ele está preso ao seu destino.
É a transição do Primeiro para o Segundo Ato. Como dito no capítulo passado, é esperado que aconteça durante o primeiro quarto da história.
Continuando com o mesmo exemplo do tópico anterior, o lock in acontece quando Harry chega à plataforma 9 ¾ da estação King's Cross e decide enfrentar a realidade do mundo comum (a parede) para acreditar na magia. Quando ele cruza a parede, sua jornada começa de fato. Nada nunca mais será igual.
3) PRIMEIRO PONTO CULMINANTE OU MID POINT
Localizado no meio do Segundo Ato, é quando o protagonista conquista a sua primeira vitória importante – ou derrota. Deve ser uma grande reviravolta inesperada. Se tudo está indo bem, deve acontecer um desastre. Se tudo está indo mal, deve acontecer uma falsa vitória que encha o coração do protagonista de esperança. E, de face a um revés ainda mais perturbador, o protagonista precisa, mais uma vez, decidir se vai agir ou não. Mas dessa vez (e pela primeira vez) ele conhece os riscos, e decide agir conscientemente contra as forças antagonistas. Esse evento tem uma ligação importante com o final da obra. Quando esse for “feliz”, o mid point deve ser negativo. E vice-versa.
No exemplo já apresentado, é quando Harry descobre que Hagrid escondeu a Pedra Filosofal em Hogwarts e acredita que Snape quer roubá-la. Pela primeira vez, Harry entende os riscos e decide enfrentar as forças antagonistas.
4) CLÍMAX
Ao final do Segundo Ato, a história alcança o seu ponto mais alto de tensão. O clímax é a reviravolta mais importante da trama. Nele, o herói chega ao seu ponto mais obscuro. É a hora em que os seus aliados ou morrem ou não podem ajudá-lo. Ele se vê sozinho, sem esperança. Ele precisa enfrentar seu vilão diretamente. Mano a mano. Se ele falhar, tudo está perdido. Pensa em desistir, já que suas chances de vitória não são grandes. É nesse momento que a verdadeira face do herói emerge das cinzas. Ele, com determinação renovada, está disposto a morrer por sua causa.
O clímax deve acontecer por volta do terceiro quarto da história.
Cabe relembrar que a força antagonista nem sempre é uma pessoa. Em alguns casos é um defeito do próprio herói. Nessa hipótese, ele precisará combater a sua falha moral.
No nosso exemplo, Harry descobre que um agente de Voldemort quer a pedra filosofal para recuperar os poderes do mestre, e que Hagrid deu a última informação que ele precisa para roubá-la. Harry sabe que Voldemort e seus agentes são fortes, a ponto de assassinar bruxos poderosos como seus pais, mas precisa colocar a sua vida em risco para tentar impedi-lo.
Como funcionam as sagas?
Quando se tratar de uma saga, a história deve ser avaliada de forma individual e de forma conjunta. Assim, algumas concessões precisam ser feitas. Por exemplo, o herói pode ser derrotado na batalha final do primeiro livro e fugir com o rabo entre as pernas. Só para evoluir durante o próximo livro e finalmente vencer o antagonista. Um exemplo é o filme 300. A derrota de Leônidas é fundamental para unir a Grécia para vencer a Pérsia no próximo filme.
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