top of page
Buscar
  • Foto do escritorBruno Crispim

10 livros de escrita criativa que você deve ler

Atualizado: 10 de mar. de 2021


10 livros de escrita criativa que você deve ler


Sim, um escritor precisa ser um leitor voraz. Mas existem livros que fazem a complexa jornada do escritor menos árdua. São livros teóricos que nos ensinam lições valiosas sobre o nosso ofício e carreira.


Infelizmente, muitas obras de escrita criativa ainda não foram traduzidas para o português. Saber inglês, espanhol ou francês aumenta muito o acesso à esses materiais e à materiais mais novos.

Contudo, sempre que puder, vou sintetizar esses livros no Guia do Escritor de Ficção – como é o caso das duas últimas sugestões dessa lista. Então, fique ligado no Guia.


Sem mais delongas, recomendo que comece por estes oito livros abaixo:


1) Story: Substância, estrutura, estilo de Robert Mckee. Sem dúvida o livro técnico mais impactante para a minha escrita. Mckee é um consultor de roteiros de Hollywood com muita experiência em enredo. A obra trata do design de roteiros e quase tudo pode ser adaptado para a literatura.


2) Manual do Roteiro de Syd Field. Field também era um consultor de roteiros de Hollywood. O livro trata, principalmente, da criação de histórias e do desenvolvimento de personagens. Junto com Story, forma o pacote obrigatório que todo roteirista precisa ler. É igualmente útil para romancistas.


3) A Arte da Ficção de David Lodge. Trata-se da reunião de cinquenta artigos publicados pelo autor. Cada um deles usa um romance clássico diferente para abordar algum tema literário, normalmente ligado ao estilo da escrita. Um contraponto especialmente útil para uma geração de escritores que consome mais obras audiovisuais do que literárias.


4) Como funciona a ficção de James Wood. Cuidado com esse aí! É tão bom quanto denso. Não leia este se estiver começando agora. É uma crítica acadêmico-literária sobre escritores clássicos. Exatamente por isso, nos faz crescer muito com escritores.


5) Sobre a escrita de Stephen King. Ideal para quem está começando. É dividido em duas partes: a autobiografia do autor e seus conselhos de escrita. Em alguns momentos, essas partes se confundem. O grande ponto alto deste livro é demonstrar a importância da disciplina e da perseverança para a carreira do autor.


6) A Jornada do Escritor de Christopher Vogler. O texto detalha e explica a jornada do herói do antropólogo Joseph Campbell, com exemplos de filmes. Fundamental para quem quer compreender a jornada do herói com profundidade e imprescindível para quem pretende ultrapassá-la.


7) Save the Cat! Writes a Novel de Jessica Brody. Ainda não traduzido para o português, traz uma versão aumentada e menos prescritiva do livro original, além de trazer exemplos de livros contemporâneos. Suas dicas são muito práticas e a metodologia é de grande utilidade para diagnosticar problemas com a trama.


8) The complete handbook of Novel Writing. Escrito por várias mãos e ainda não traduzido, é um compêndio de artigos literários de autores, editores e agentes americanos. Trata dos mais diversos temas: enredo, personagens, processo criativo, estilo, edição, além de entrevistas e conselhos profissionais. São quinhentas páginas de letras miúdas que valem muito a pena.



Indicação além dos clássicos

Hoje, vou abrir mão da minha parcialidade e indicar dois especiais do Guia do Escritor de Ficção.


9) O objetivo do GUIA: Enredo e Personagens é fornecer ferramentas apropriadas para que você possa estruturar um ENREDO impactante e desenvolver ao máximo seus PERSONAGENS.


10) Já o GUIA: Estilo e Reescrita foi desenvolvido para que você tenha os inputs necessários para escolher as melhores OPÇÕES de ESTILO para o seu texto e colocá-las em prática na próxima versão da sua obra.


Se você gostou dessa recomendação e quiser comprar o livro, use esse link para contribuir com a manutenção do GUIA ;)




3.381 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page