top of page
Buscar
  • Foto do escritorBruno Crispim

todo escritor é ansioso?

Atualizado: 13 de set. de 2022


a ansiedade na carreira do escritor - Guia do Escritor de Ficção



Antes do primeiro post de conteúdo, precisamos atacar as quatro principais mazelas de um escritor iniciante: a ansiedade, a insegurança, a falta de leitura e a falta de prática.


Comecemos pela primeira.


Toda carreira tradicional demanda anos de preparação. Além da formação ainda é necessário um período de prática assistida até que um profissional tenha plena capacidade e autonomia.

Com artistas, não é diferente.


Na falta de curso formativos, tudo começa com a leitura de incontáveis livros. Então, começamos escrevendo textos pouco autorais, quase cópias involuntárias da literatura que nos cativa. Aos poucos, testamos novos caminhos. Erramos. Consertamos. Falhamos. Aprendemos. E vamos descobrindo, pouco a pouco, uma escrita própria e única.


Ansioso(a) ou não, esse processo de autoconstrução demora alguns anos de trabalho árduo. A ansiedade só vai te causar sofrimento e ainda pode te deixar tentado a escolher caminhos bons-demais-para-ser-verdade (SEMPRE fuja de soluções milagrosas).


E se você parou de ler em “anos de trabalho árduo”, eu não te culpo. Esses anos podem ser dois, três, sete, provavelmente, dez. Sim, é muito tempo. Mas este não é um número aleatório. Ele é uma extrapolação da “regra das 10 mil horas”.


Essa “regra” é derivada de uma pesquisa que investigou pianistas profissionais e estabeleceu uma forte relação entre as horas de prática e o sucesso de cada um deles. A partir de então, estudou-se casos famosos como o de Mozart, que aos seis anos tocava em concertos de olhos vendados para a realeza austríaca.


Contrariando a crença simplista de que ele era um gênio precoce, o esforço, mais uma vez, foi o que fez a diferença. Seu pai se dedicou exclusivamente a treiná-lo desde os três anos de idade. Estima-se que aos seis anos ele já tinha 3500 horas de treinamento. Aos 13, ele já tinha alcançado 10 anos de treinamento. E só apenas aos 21 ele começou a compor as obras-primas que o fizeram ser reconhecido como um gênio.


Logicamente, existes diversos fatores aleatórios e exógenos que compõem o sucesso de uma pessoa. Contudo, a dedicação de 10 mil horas pode ser observada nos mais diversos campos: de artistas e atletas à cientistas e empresários. O responsável pela expansão sem limites do McDonald’s, por exemplo, falhou a vida inteira até aprender o necessário para ser um empreendedor de sucesso.


Mas não se apavore. Essas 10 mil horas serão o ápice do seu desenvolvimento como escritor. Será o momento em que você estará buscando a sua obra-prima. Você pode – e deve – produzir e publicar muita coisa antes de chegar nelas.


Eu cito esta teoria para que você entenda que não existem corta-caminhos. Toda jornada tem um começo e a única “ansiedade” aconselhável é completar logo as suas 10 mil horas.


Ser um escritor é, acima de tudo, ter determinação e paciência.




177 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page